Portada del sitio > Área Internacional > OTROS IDIOMAS > Portugues > Ativista do Movimento #YoSoy132 está desaparecido e organizações pedem ações (…)

Ativista do Movimento #YoSoy132 está desaparecido e organizações pedem ações urgentes das autoridades do país

Martes 25 de septiembre de 2012, por Comité Cerezo México

O Comitê Cerezo México está fazendo um chamado ao governo de Felipe Calderon e às autoridades municipais de Ensenada para que apresentem de imediato e com vida o ativista Aleph Jiménez Domínguez, desaparecido no último dia 20, e integrante do movimento #YoSoy132.

O Comitê também está fazendo uma campanha e pedindo aos/as interessados/as em ajudar que enviem, o mais rápido possível, uma carta ao presidente e outras autoridades solicitando a apresentação de Aleph, visto que o jovem corre o risco de sofrer torturas e tratamentos cruéis e desumanos.

A carta, que pode ser escrita em qualquer idioma, deve solicitar ainda que se tome todas as medidas para garantir a segurança e a integridade física e psicológica de Aleph e dos demais integrantes da Assembleia de Ensenada do Movimento #YoSoy132, do qual o jovem faz parte.

Também sugerem que no e-mail solicitem investigações imediatas, exaustivas e imparciais sobre as violações aos direitos humanos cometidas contra o ativista, assim como se investigue os fatos ocorridos no último 15, quando Aleph foi preso por policiais municipais junto com outros membros do movimento durante um protesto realizado no marco da cerimônia do Grito da Independência. Ao final das investigações os resultados devem ser divulgados e os responsáveis punidos.

Aleph é integrante do movimento nacional estudantil #YoSoy132 e participou como porta-voz na Assembleia Nacional do movimento. O jovem foi visto pela última vez na quinta-feira, dia 20, próximo ao banco HSBC Transpeninsular, na cidade de Ensenada, Baja California. Por sua atuação no movimento estudantil, acredita-se que Aleph esteja sendo vítima de desaparição forçada pelo menos por parte das autoridades municipais de Ensenada.

Serviço

A carta deve ser enviada para os e-mails: felipe.calderon@presidencia.gob.mx, secretario@segob.gob.mx, correo@cndh.org.mx, gobernador@baja.gob.mx, procuraduria@derechoshumanosbc.org, francisco.garcia@baja.gob.mx, derechoshumanos132@gmail.com e comitecerezo@nodo50.org.

Para mais informações, acesse: http://www.comitecerezo.org


Ver en línea : Ativista do Movimento #YoSoy132 está desaparecido e organizações pedem ações urgentes das autoridades do país

¿Un mensaje, un comentario?

¿Quién es usted?
Añada aquí su comentario

Este formulario acepta los atajos de SPIP, [->url] {{negrita}} {cursiva} <quote> <code> y el código HTML. Para crear párrafos, deje simplemente una línea vacía entre ellos.